sexta-feira, 28 de março de 2014

Construção de molde base de saia


Construção de molde base de saia



Medidas Necessárias:
Circunferências:
(a) Cintura
(b) Cintura Baixa
(c) Quadril
Alturas:
(d) da Cintura até a Barra (Comprimento da Saia)
(e) da Cintura até o Quadril
(f) da Cintura até a Cintura Baixa (medida importante mesmo a quem não for usar cintura baixa, pois serve de base para se ter um melhor contorno do corpo no traçado)

Material Necessário:
Papel Manilha ou Pardo (Papel de Molde)
Caneta ou Lápis
Régua de 60cm
Régua Curva Flexível


Desenho - Parte da Frente
O molde a ser traçado corresponde a metade da parte da frente da saia.

Forme um retângulo ABCD sendo: AB = CD = ¼ da medida do Quadril (c) e AC = BD = medida do Comprimento da Saia (d).
Marque EF com linha tracejada, sendo AE = BF = altura do Quadril (e) e marque GH com linha tracejada, sendo AG = BH = altura da Cintura Baixa (f).
Agora marque o ponto sendo AK = ¼ da medida da cintura (a) e o ponto I sendo GI = ¼ da medida da Cintura Baixa (b).

Para que a saia tenha um bom caimento no corpo será necessário fazer dois ajustes:
Um será o desenho da cintura, que deverá ser arredondado, para isso deslocaremos o pontoA para baixo com 1.5cm (alguns indicam de 1 a 2cm e sempre maior na parte das costas) formando o ponto J.
O outro é a pence, que terá 3cm de largura (alguns indicam de 1 a 3cm). Quando a pence for fechada, a linha da cintura diminuirá esses 3cm, para isso iremos deslocar o ponto K, 3cm para a direita formando o ponto L e para formar a pence dividiremos o segmento ALao meio, marcando o ponto M, que é o meio da pence. Em seguida marcaremos metade da largura da pence para cada lado, neste caso, marcaremos 1.5cm para cada lado, formandoN e O. Iremos usar 10cm de altura para a pence (alguns indicam de 8 a 12cm) achando o ponto P. Marque MP com linha tracejada, e una NP e OP.
Agora iremos traçar o contorno de toda a saia, unindo JL com uma linha arredondada como mostra a figura e KF passando por I, formando a curva natural do corpo. Use a curva formada em KIF para traçar LF.
O Molde Base da parte da frente da Saia está em JLFDC...J.

Para formar a cintura baixa, basta achar J' a partir de 1.5cm abaixo de G, e traçar a linha arredondada J'I. No caso de saia com cintura baixa não será necessário fazer a pence.

 - -  - - 



Desenho - Parte das Costas
O molde a ser traçado corresponde a metade da parte das costas da saia.

Para traçar o molde da parte das costas, iremos seguir os mesmos passos do molde da parte da frente, modificando apenas a altura da pence e o traçado de JC ou J'C, para cintura baixa.

A altura da pence na parte das costas deverá ser de 15cm (alguns indicam de 12 a 15cm).
O traçado de JC (leia J' para cintura baixa) irá considerar a curva do bumbum, ao olhar a pessoa de perfil. Para isso a partir de J marcaremos de 0.5cm a 1cm em JL (ou J'I). Quanto maior o bumbum, maior deverá ser essa medida. E faremos o mesmo a partir de Cem CD, agora usando de 1 a 2cm.
Em seguida basta unir os novos pontos deslocados, ou J' e em direção a E, de forma arredondada e deixando a linha morrer próximo a E.



Nota: Alguns ensinam que se deve deslocar a linha da costura para as costas para efeito estético e visual da parte da frente. Neste caso eles ensinam a traçar o molde da parte da frente somando a AB mais 1cm ou 2cm e subtraindo este valor de AB na parte das costas.



By <3 FErnanda Guimarães <3

Bem vidas

Muito obrigado pele visita!!!